História

Breve Histórico da Cidade

A cidade de Cuiabá foi fundada oficialmente no dia 08 de Abril de 1719. A história registra que os primeiros indícios de Bandeirantes paulistas na região, onde hoje fica a cidade, datam de 1673 e 1682, quando da passagem do bandeirante Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, no ponto onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá, localidade batizada de São Gonçalo. Em 1718, chega ao local, já abandonado, a bandeira do paulista de Sorocaba, Pascoal Moreira Cabral, que depois de uma batalha perdida para os índios coxiponés, viu-se compensado pela descoberta de ouro, passando a se dedicar ao garimpo. Em 08 de Abril de 1719, Pascoal Moreira Cabral assina a ata da fundação de Cuiabá, no local conhecido como Forquilha, às margens do rio Coxipó. Foi a forma encontrada para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Em 1726, chega à região o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal. No dia 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Rapidamente, contudo, as lavras de ouro se mostraram menores que o esperado, o que acarretou o abandono do local por parte da população. Mas, um século depois de sua fundação, Cuiabá foi alçada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, e tornou-se a capital da então província de Mato Grosso no dia 28 de agosto de 1835 (antes a capital da província era Vila Bela da Santíssima Trindade). Há várias versões para a origem do nome Cuiabá. Uma delas é de que o nome tem origem na palavra bororo Ikuiapá que significa “lugar da Ikuia” (ikuia: flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá: lugar), o nome designa uma localidade onde os índios bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha (que corta a área central de Cuiabá). Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de Kyyaverá (que em guarani significa ‘rio de lontra brilhante’). Uma terceira hipótese conta que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá significaria “rio criador de vasilha”. Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.




Dados Gerais

Nome do Prefeito

Emanuel Pinheiro



População Estimada

618.124 (2020)



População no Último Censo

618.124 (2020)



Densidade Demográfica

O município se estende por 3.362,8 km² e contava com 612.547 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 182,2 habitantes por km² no território do município.



Economia

O comércio e a indústria são os pontos fortes da economia de Cuiabá. O setor industrial é representado, em especial, pela agroindústria. O distrito industrial da cidade possui boa infraestrutura. Um caminhão sendo carregado com soja em Cuiabá.



Área Unidade Territorial

3.291,696 km²




Como chegar

De Ônibus

Quer saber como chegar a Mato Grosso em Cuiabá, Brasil? O Moovit te ajuda a encontrar a melhor rota para chegar a Mato Grosso fornecendo direções passo a passo a partir da estação de transporte público mais próxima de você.



Mapas

Mapa Turístico

Mapa da Cidade de Cuiabá com os principais pontos turísticos.



Mapa da Cidade de Cuiabá com os principais pontos turísticos.

Localização

Limites da Cidade

Latitude sul: "15º 35’56", Longitude oeste: 56º 06’01". Localização estratégica: Cuiabá está localizada no Centro Geodésico da América do Sul. A Grande Cuiabá, formada pela vizinha Várzea Grande é o portão de entrada para não só o Pantanal, mas também para Águas Quentes, Chapada dos Guimarães,Vila Bela da Santíssima Trindade e muitas outras belas regiões deste estado. São cidades-irmãs, unidas pelo rio Cuiabá.